A Operação Bazófia desarticulou um grupo suspeito de fraudar auxĂlio emergencial e operações bancĂĄrias eletrônicas na Caixa Econômica Federal no PiauĂ.
Conforme a PolĂcia Federal (PF), que deflagrou a operação, os investigados acessavam as contas de beneficiĂĄrios do AuxĂlio Emergencial para efetuar pagamentos de boletos bancĂĄrios e esvaziavam os recursos das vĂtimas.
"Os valores desviados eram transferidos por meio de vĂĄrias transações para outras contas, até serem direcionados a contas de "laranjas", utilizadas para saques ou depósitos. HĂĄ indĂcios de que os investigados também praticavam outras fraudes bancĂĄrias e faziam uso de outros benefĂcios sociais do governo", explicou a polĂcia.
Nesta quinta-feira (28), a operação cumpriu 14 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão nas cidades Teresina (PI) e Bacabal (MA), expedidos pela 1ÂȘ Vara Federal da Seção JudiciĂĄria do PiauĂ.
Chips de Telefones – Operação Bazófia (Foto: PF)
Com a investigação, a PF também identificou um "esquema de lavagem de dinheiro operado por meio de empresas de fachada com objetivo de disfarçar sua origem ilĂcita".
A PF elencou que os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivo eletrônico.
A operação leva o nome de Bazófia e acontece dentro da Operação Não Seja um Laranja, promovida pela PolĂcia Federal em âmbito nacional. A nomeação"provém da ostentação demonstrada pelos investigados em suas redes sociais", disse a PF.