O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quinta-feira (13), a estudante da rede estadual Micaele Guimarães, aprovada em seis instituições de ensino superior. Oriunda do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) InĂȘs Rocha, em Piracuruca, Micaele cursarĂĄ MatemĂĄtica da Tecnologia e Inovação no IMPA Tech, do Instituto de MatemĂĄtica Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro.
Para Fonteles, a aprovação de estudantes da rede pública estadual em instituições de alto nível reflete os avanços na educação do Piauí. "Estou muito feliz em receber a Micaele que agora serĂĄ estudante do IMPA Tech, essa referĂȘncia no ensino de matemĂĄtica onde tive a oportunidade de estudar no mestrado. Também recebo hoje o diretor-geral do IMPA, professor Marcelo Viana, com quem discutimos possíveis parcerias", afirmou.
Micaele celebrou sua aprovação, destacando o desejo de atuar na ĂĄrea da educação. "Estudar no IMPA sempre foi um grande sonho e entrar para a instituição é como realizar um sonho de vida, porque agora estou entrando em uma nova jornada, vou realizar meus sonhos. Espero que seja uma jornada próspera, onde eu consiga chegar até o fim e voltar para o Piauí e ajudar com a educação do estado, pois meu sonho é trabalhar com a educação", declarou a estudante.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, parabenizou Micaele pela conquista e elogiou os avanços na educação pública estadual. "Muito impressionado com a reforma profunda, quase uma revolução, que estĂĄ sendo feita no sistema educacional do Piauí e também na promoção da inovação no desenvolvimento. E agora nós vamos receber a segunda aluna do Piauí lĂĄ na nossa graduação por meio de um processo seletivo extremamente competitivo", apontou.
O secretĂĄrio de Educação, Washington Bandeira, reforçou que conquistas como essa servem de inspiração para outros estudantes. "Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado da Micaele, que motiva os alunos das escolas da rede estadual a se dedicarem aos estudos e aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo ensino de tempo integral. Esse é um momento de transformação na educação do Piauí e histórias como essa mostram que é possível realizar grandes sonhos por meio da dedicação e do esforço", afirmou.
Além da aprovação no IMPA Tech, Micaele também foi selecionada para Engenharia de Controle e Automação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), MatemĂĄtica Aplicada na Fundação Getúlio Vargas – EMAp (FGV), MatemĂĄtica no Instituto Federal do Piauí (IFPI) e na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), além de Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI).