20/04/2025 +55 (86) 98815-4112

PolĂ­cia

ETIPI Modernidade

Operação Draco 203 desarticula célula criminosa envolvida em 14 homicídios em Palmeirais e região

Ação da PolĂ­cia Civil cumpre 35 mandados e prende principais suspeitos de liderar grupo responsĂĄvel por execuções, trĂĄfico e agiotagem no PiauĂ­ e Maranhão.

Por Novin da Risoleta 09/04/2025 às 07:49:43

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Draco 203, com foco em desarticular uma célula de facção criminosa atuante nos municípios de Palmeirais (PI) e Parnarama (MA). A ação faz parte do programa estadual Pacto pela Ordem, que reforça o combate ao crime organizado em todo o estado.

As investigações, que se estenderam por vĂĄrios meses, apontam que o grupo tem envolvimento direto em 14 homicídios ocorridos nos últimos dois anos, além de crimes como trĂĄfico de drogas, agiotagem, porte ilegal de armas e ameaças. Em alguns casos, os assassinatos foram cometidos com extrema violĂȘncia — uma das vítimas foi executada com 40 tiros e teve a casa incendiada logo em seguida.

Segundo a Polícia Civil, o líder da organização é W.S.B., conhecido como "Leozinho", apontado como principal mandante das execuções, muitas delas motivadas por vingança pela morte de seu pai.

Durante a operação, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão em imóveis localizados tanto na zona urbana quanto rural de Palmeirais, além de ĂĄreas próximas à divisa com o Maranhão.

Entre os principais alvos estĂĄ F.B.A., traficante e agiota conhecido pela atuação armada e por intimidar moradores da região. Outros suspeitos com passagens por trĂĄfico, homicídios e envolvimento com organizações criminosas também foram presos ou tiveram bens apreendidos.

A operação contou com o apoio das forças integradas de segurança do Piauí e do Maranhão, envolvendo as seguintes unidades:
– Diretoria de InteligĂȘncia da SSP-PI
– Diretoria de InteligĂȘncia da Polícia Civil
– Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP)
– BOPE, BEPI, RONE e ROCAM
– Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER)
– Delegacias regionais de Amarante e NazĂĄria
– Polícia Civil do Maranhão e Guarda Municipal

A ofensiva reforça o compromisso das autoridades em reprimir o crime organizado de forma estratégica e articulada, promovendo segurança à população e desarticulando quadrilhas que atuam de maneira interestadual.

Comunicar erro
ComentĂĄrios