14/06/2025 +55 (86) 98815-4112

PolĂ­cia

2 BANNERS

Secretaria de Segurança deflagra operação contra comércio ilegal de ouro em Teresina

Durante a ação, foram cumpridos trĂȘs mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais localizados no Centro e zona Leste da capital.

Por Novin da Risoleta 04/06/2025 às 06:47:24

Foto: Ascom SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Ouro Sujo. O objetivo é combater um esquema de receptação qualificada e associação criminosa envolvendo a comercialização ilegal de ouro em Teresina.

Durante a ação, foram cumpridos trĂȘs mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais localizados no Centro e zona Leste da capital e trĂȘs mandados de busca e apreensão nas residĂȘncias dos alvos. Também foram executados dois mandados de prisão temporĂĄria, além da extração de dados eletrônicos e a suspensão das atividades econômicas das empresas investigadas.

Foto: Ascom SSP-PI
Foto: Ascom SSP-PI

As investigações indicam que um grupo criminoso utilizava empresas de fachada para adquirir e revender ouro de procedĂȘncia ilícita. A Justiça determinou ainda a interrupção imediata de todas as transações comerciais, físicas ou virtuais, realizadas pelos suspeitos ou por empresas sob sua responsabilidade, inclusive por meio de redes sociais.

Foto: Ascom SSP-PI
Foto: Ascom SSP-PI

Na residĂȘncia de um dos investigados foram encontradas barras de ouro. O valor do material apreendido ainda serĂĄ contabilizado.

A operação integra o Pacto Pela Ordem, conjunto de medidas coordenadas pelo Governo do Estado do Piauí voltadas para o enfrentamento à criminalidade e o fortalecimento da segurança pública em todo o estado.

Foto: Ascom SSP-PI
Foto: Ascom SSP-PI

O superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, ressaltou a importância da operação. "Essa ação visa desarticular esquemas de receptação de metais preciosos que operam à margem da legalidade, com prejuízo à economia formal e à rastreabilidade da origem dos recursos. O combate ao comércio ilegal de ouro é uma prioridade, uma vez que essa prĂĄtica pode financiar outras atividades ilícitas", pontuou.

Foto: Ascom SSP-PI
Foto: Ascom SSP-PI

A Operação Ouro Sujo contou com o apoio da Polícia Civil, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Militar e Secretaria de Estado da Fazenda.

Foto: Ascom SSP-PI
Foto: Ascom SSP-PI

Comunicar erro
ComentĂĄrios