Foto: Divulgação/ SSP-PI
Uma plantação de aproximadamente cinco toneladas de maconha foi localizada na manhã deste sĂĄbado (7), na zona rural do municĂpio de Dormentes, no Sertão de Pernambuco. A descoberta ocorreu durante a Operação Divisa Integrada I, que mobiliza forças de segurança dos estados de Pernambuco e PiauĂ.
A ofensiva conta com um efetivo robusto: 132 agentes do PiauĂ e 221 servidores pernambucanos das PolĂcias Civil, Militar, CientĂfica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e setores de inteligĂȘncia. O objetivo é combater o trĂĄfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos, além de cumprir mandados de prisão e localizar foragidos da Justiça.
"Essa ação integrada entre PiauĂ e Pernambuco representa um grande declĂnio no braço financeiro do trĂĄfico ilĂcito e das organizações criminosas", afirmou o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança PĂșblica do PiauĂ.
A cidade de Dormentes faz fronteira com Cauã (PI), sendo interligadas pela BR-407 — uma rota estratégica usada por criminosos. A força-tarefa realiza ações simultâneas em nove municĂpios: seis no PiauĂ (Marcolândia, Queimada Nova, Paulistana, Betânia, Curral Novo e Jaicós) e trĂȘs em Pernambuco (Araripina, Dormentes e Ipubi).
Desde o inĂcio da operação, equipes estão montando barreiras em pontos estratégicos, com abordagens nas ĂĄreas urbana e rural, além do uso de patrulhamento aéreo e ações de inteligĂȘncia para identificar ĂĄreas utilizadas pelo crime organizado.