Vini Jr comemora o gol da vitória - Foto - Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira está garantida na Copa do Mundo de 2026. A classificação veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Paraguai, na noite desta terça-feira (10), na Neo Química Arena, em São Paulo, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Foi uma das melhores atuações do Brasil na competição até aqui, no primeiro jogo em solo nacional sob o comando de Carlo Ancelotti. O gol da partida foi marcado por Vini Jr, ainda no primeiro tempo, diante de mais de 46 mil torcedores que empurraram a equipe durante os 90 minutos.
A noite teve um sabor especial para o treinador italiano, que completou 66 anos no mesmo dia. Antes do apito inicial, a torcida brasileira prestou homenagem com um imenso mosaico nas arquibancadas onde se lia "Parabéns, Carletto", em verde e amarelo.
Esta foi a terceira vez que a Seleção selou vaga em uma Copa do Mundo jogando na Neo Química Arena. Em 2017, a classificação para a Copa da Rússia foi confirmada com uma vitória também sobre o Paraguai. Já em 2021, o triunfo sobre a Colômbia garantiu a presença no Mundial do Catar.
Além de assegurar a classificação, o resultado desta terça encerrou uma invencibilidade de nove jogos do Paraguai nas Eliminatórias. A vitória foi construída com solidez tática e domínio técnico, principalmente na primeira etapa, quando o Brasil criou várias oportunidades.
Aos 7 minutos, Vini Jr iniciou uma jogada rápida que terminou com finalização de Raphinha e defesa de Gatito. Pouco depois, Matheus Cunha cruzou e Vini Jr quase completou para o gol. Aos 24, nova investida do camisa 7, que cruzou para Martinelli tentar de efeito, sem sucesso.
A pressão brasileira seguiu intensa. Aos 35, Martinelli cruzou na medida para Matheus Cunha, que cabeceou para fora. Até que, aos 43 minutos, o gol saiu: após jogada de insistência de Raphinha, Matheus Cunha foi à linha de fundo e cruzou para Vini Jr empurrar para as redes.
Na comemoração, Vini correu para abraçar Ancelotti, em mais um momento de comunhão entre técnico e grupo. A torcida celebrou com entusiasmo.
Na etapa final, o Brasil manteve o controle da partida. Bruno Guimarães quase ampliou com uma cavadinha que foi salva em cima da linha por Cáceres. Mesmo com a vantagem, a Seleção seguiu buscando o ataque.
O Paraguai, que ainda buscava uma vaga no Mundial, tentou reagir no segundo tempo, mas não conseguiu ameaçar o gol de Alisson. No fim, Bruno Guimarães ainda obrigou Gatito a mais uma grande defesa.
Ancelotti aproveitou os minutos finais para promover mudanças no time: Beraldo entrou no lugar de Alex Sandro; Gerson e Richarlison substituíram Matheus Cunha e Vini Jr, respectivamente; e Danilo teve uma breve participação, entrando no lugar de Vanderson.
Mesmo sem o brilho do primeiro tempo, a Seleção manteve a consistência e saiu de campo aplaudida. Única equipe a disputar todas as edições da Copa do Mundo, o Brasil reforça que vai aos Estados Unidos em 2026 com ambição: a de conquistar o sonhado hexa.